Encerrando o mês de agosto, o CRQ-12 juntamente com o SindQui promoveram, no dia 31 de agosto, o Webinar #02 com o tema: A importância do Químico no tratamento de água de piscinas e seus desafios em tempos de Covid-19.

O palestrante convidado foi o Engenheiro Químico Bruno Ribeiro, que atua no setor de manutenção e consultorias em piscinas. Ele promoveu um debate e trouxe esclarecimentos sobre como a qualidade da água pode afetar a saúde dos banhistas e a importância do tratamento de água de piscinas ser realizado por profissionais químicos habilitados.

Com a alta temperatura nas diferentes regiões do Brasil, o uso de piscinas coletivas aumenta. Ao mergulhar em piscinas, os indivíduos ficam com suas mucosas oculares, auditivas e nasofaringes expostas à água, que sem o devido tratamento químico, torna-se o veículo suficiente para gerar diferentes patologias como dermatite; micose; conjuntivite; verminoses; disenteria; otite externa; entre outras. Por essa razão, se vê necessário uma atenção maior quanto aos profissionais que realizam o tratamento dessa água para uma correta manipulação e dosagem adequada dos produtos químicos.

É muito importante que toda sociedade tenha consciência dos riscos à saúde existentes ao fazerem uso de piscinas públicas, até para que possam exigir dos responsáveis o tratamento químico adequado, o qual deve ser monitorado por um profissional químico. Cabe aos Conselhos Regionais de Química fiscalizar os profissionais que realizam tal serviço, mas também cabe aos próprios profissionais químicos e sociedade em geral cobrar dos estabelecimentos, a manutenção adequada das piscinas e, se for o caso, denunciar ao CRQ as inconformidades observadas.