Conselho Regional de Química - 12ª Região

No último dia 19, o Conselho Regional de Química XII Região (CRQ-XII) e a Vigilância Sanitária de Anápolis, com o apoio da Polícia Militar, autuaram e interditaram uma empresa do segmento de saneantes que estava produzindo álcool etílico 70o INPM de forma clandestina.

Durante a fiscalização, foram identificadas inúmeras irregularidades, tanto em documentos (ausência de Alvará Sanitário e Certificado de Anotação de Responsabilidade Técnica) quanto nos procedimentos (ausência de boas práticas de fabricação, controle de qualidade, tratamento de afluente e efluente, entre outros). O químico e funcionário da empresa que estava presente durante a vistoria, responderá a processo de infração ao Código de Ética Profissional.

A ação foi conduzida pelos agentes fiscais: Luciana S. da Rocha, Kamilla C. Rolim dos Santos Garcês, Patrícia C. de Moraes e Souza (Representantes da Vigilância Sanitária de Anápolis), Rafael Fernandes Barros e Adriano Monteiro Ayres (Representantes do Conselho Regional de Química XII Região).

O Chefe da Fiscalização do CRQ-XII, Adriano Monteiro, ressaltou a importância da parceria e da fiscalização conjunta no combate à produção clandestina de álcool gel/líquido e outros saneantes, os quais podem colocar em risco a vida de milhares de pessoas que adquirem tais produtos irregulares, devido à sua ineficiência no combate ao COVID-19.

Você pode consultar a regularidade da empresa e do profissional da química, acessando: http://crq12.gov.br/consulta-publica/

Caso verifique indícios de irregularidades, denuncie aqui: http://crq12.gov.br/denuncia/