No dia 17 de abril de 2026, o Conselheiro do CRQ-12, Flávio Carvalho Marques, e o Gerente de Fiscalização, Adriano Monteiro Ayres, realizaram visita técnica à Escola Polo Matas – Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, no município de Arraias – TO, unidade que atende a Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, localizada a aproximadamente 100 km da sede municipal.
A visita contou com o apoio e a participação do Presidente da Câmara Municipal de Arraias, Weber Lima, e teve como objetivo o reconhecimento da estrutura física da escola, com vistas a subsidiar futuras ações institucionais entre o CRQ-12, a Prefeitura de Arraias – TO e demais entidades parceiras. Após diálogo com os docentes e membros da comunidade, foi proposta a realização, no mês de setembro, de atividade voltada à produção de chás medicinais com as famílias locais, com apresentação prevista para ocorrer no pátio da escola.


No âmbito das ações educativas, os representantes do CRQ-12 propuseram a realização do evento “Química na Escola”, contemplando experimentos lúdicos e interativos, incluindo a utilização do kit “Mistura Explosiva”, voltado à conscientização sobre os riscos de misturas caseiras, além de atividades com recursos didáticos diferenciados, como jogos em escala ampliada.


Adicionalmente, foram discutidas propostas pedagógicas relacionadas à destilação de ervas e extração de óleos essenciais, integrando conhecimentos científicos às tradições locais. Nesse contexto, identificou-se a necessidade de aquisição de destilador, bem como a inexistência de laboratório e infraestrutura adequada para a realização de práticas experimentais.


Ressaltou-se, ainda, a importância do resgate e valorização das práticas tradicionais relacionadas às plantas medicinais, diante da redução do interesse cultural sobre o tema. Nesse sentido, foi destacada a iniciativa conduzida pela Professora Gláucia, por meio do Projeto Integrador “Plantas Medicinais do Cerrado”, que promove a integração entre áreas do conhecimento e valoriza a biodiversidade local.
A unidade escolar atende atualmente 62 estudantes, sendo 52 do Pré ao 9º ano e 10 do ensino médio, com participação ativa das famílias da comunidade, especialmente em atividades relacionadas à produção de chás medicinais.


Durante a visita, foram identificadas as seguintes necessidades estruturais e pedagógicas:
• Materiais lúdicos;
• Quadro branco;
• Armários;
• Mesas escolares;
• Estrutura física adequada para aulas práticas de ciências;
• Materiais didáticos, como modelo de corpo humano e esqueletos.

Na foto (da esquerda para a direita): Henrique Ramos – Câmara Municipal de Arraias – TO; Lisandra Sodré – Coordenadora da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição; Weber Lima – Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Arraias – TO; Flávio Carvalho – Conselheiro e membro da Diretoria do CRQ-12; Fernando Marques – Professor de Matemática e Presidente da Associação Quilombola; Adriano Ayres – Gerente de Fiscalização do CRQ-12; e Gláucia – Professora de Ciências.