17/10/2022 17:10:12
Diante do quarto caso, só neste ano, de vazamento de amônia em frigoríficos em Goiás, dessa vez em Mozarlândia – GO, recebemos o convite do Jornal Anhanguera 2ª Edição para falar um pouco sobre as causas que levam a esse vazamento e os riscos químicos envolvidos.
O acidente aconteceu na última segunda-feira, dia 10 de outubro, e 37 funcionários precisaram de atendimento médico após se sentirem mal com o vazamento, entre eles, três precisaram de suporte de oxigênio. Quem sofre intoxicação por amônia pode sentir dificuldade para respirar; queimaduras na mucosa nasal, faringe e laringe; dor no peito; edemas pulmonares; náuseas e vômitos; inchaço na boca e em caso de exposição prolongada, a inalação do gás pode ser fatal.
A amônia é um gás usado na tubulação de freezers industriais que promove um resfriamento eficiente, porém é preciso uma manutenção preventiva rigorosa para evitar possíveis acidentes. Considerando que a amônia é um composto químico perigoso, reforçamos a necessidade de um profissional da Química, devidamente capacitado e habilitado, atuando em estabelecimentos industriais como esse.
A entrevista foi concedida pelo Chefe do Departamento de Fiscalização do CRQ-12, Químico Adriano Monteiro Ayres, que reforçou ser primordial a presença do profissional químico e uma manutenção preventiva frequente, pois uma mangueira solta ou até mesmo trincada pode gerar problemas graves.
Assista Aqui a reportagem na íntegra.