Visando auxiliar profissionais técnicos na gestão de seus negócios, o Conselho Federal de Química (CFQ), em parceria com o Sebrae, traz mais um projeto voltado à geração de oportunidades, o QuimTec. E iniciando as atividades, no dia 23 de setembro, às 19h, por meio dos perfis do CFQ no YouTube, Facebook e LinkedIn, será transmitido o Painel “Mentalidade Empreendedora e Modelagem de Negócios”.

O profissional da Química, especialmente os que possuem formação técnica, mesmo com elevado conhecimento e capacidade, quando optam pelo empreendedorismo podem se deparar com situações inusitadas. E é nessa hora que uma formação complementar faz falta. A palestra, que será ministrada pelo especialista em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Agnaldo Dantas, vem mostrar como agregar valor e construir um diferencial aos projetos e produtos.

“O objetivo é mostrar a esses profissionais técnicos como trabalhar um diferencial de mercado em meio a tantas concorrências, bem como pensar uma estratégia de marca que ofereça valor e experiências positivas aos consumidores dos produtos”, explica Agnaldo Dantas.

Agregando valor aos produtos – No ramo administrativo e empresarial, o modelo de negócio detalha como uma empresa vai criar, entregar e capturar valor a um produto. Já a modelagem de negócios é um processo, que utiliza ferramentas específicas, com a missão de definir o modelo de negócio da empresa.

Neste aspecto, a diferenciação entre marca e produto se faz necessária. O produto é aquele que vai suprir uma necessidade específica. Por sua vez, a marca está diretamente relacionada às emoções. A marca pode agregar valor a um determinado produto como, por exemplo, qualidade, relacionamento e confiabilidade.

“Estratégias bem definidas de marketing e ideias inovadoras são técnicas usadas para o crescimento de empresas. Por exemplo, a Kopenhagen não vende chocolates, ela vende experiências, sensações e vivências aos clientes, por meio do produto chocolate. Isso faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da proposta de negócio”, comenta Dantas.

O profissional de Química com formação técnica é desafiado a pensar no produto de um ponto de vista estratégico, elencando o segmento de clientes, relacionamento com fornecedores, canais de venda, recursos, parcerias, gestão contábil e fontes de receita, por exemplo. “Um país mais inovador, tem produtos mais atrativos para o mercado”, comenta Agnaldo Dantas.

A ação é gratuita e com emissão de certificados, mediante preenchimento de formulário de avaliação. O QuimTec é mais um projeto do CFQ destinado ao crescimento, desenvolvimento e fortalecimento destes profissionais!

Sobre Agnaldo Dantas – Agnaldo Dantas é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1991). Possui Pós-graduaçao em Estratégia Empresarial e Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela Universidade de Brasília (UNB). Tem ampla experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuou como professor universitário nas disciplinas de Marketing, Comportamento do Consumidor, Planejamento Estratégico, Administração Financeira, Matemática, Estatística, Sistemas de Informação Gerencial e Empreendedorismo.

Atualmente atua como analista técnico da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional (www.sebrae.com.br) como gestor de contratos de fomento a projetos inovadores de micro e pequenas empresas brasileiras, mentor de startups do Programa Inovativa Brasil (www.inovativabrasil.com.br), e um dos administradores da plataforma brasileira de inovação aberta denominada Catalisa Hub (https://www.worldlabs.org/page/dKN8a65YS4jdkYa5A/about)

Locais da transmissão:

YouTube: https://www.youtube.com/c/ConselhoFederaldeQuimica

Facebook: https://www.facebook.com/CFQuimica

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cfquimica/