No início do mês de abril o Departamento de Fiscalização do CRQ-XII compareceu a duas empresas com atuação no segmento de saneantes, localizadas no município de Aparecida de Goiânia – GO e com atividades industriais relacionadas à produção de álcool gel, para atender a demanda do mercado consumidor no combate ao COVID-19.

                As diligências tiveram origem através de denúncias de anúncios publicados em redes sociais, informando a venda de álcool gel. Tais empresas se encontravam em plena atividade produtiva e, imediatamente, buscaram atender toda a legislação do Químico, providenciando a regularização perante o CRQ-XII e às demais normas da ANVISA.

                Os Agentes Fiscais compareceram ainda à Vigilância Sanitária do município de Aparecida de Goiânia – GO com o objetivo de obterem informações a respeito das empresas fiscalizadas. Na ocasião, reiteraram a necessidade de intensificação da parceria para a realização de diligências em conjunto, tendo em vista as inúmeras divulgações de fabricação clandestina de álcool gel, às quais colocam em risco a vida de milhares de pessoas que adquirem e fazem uso desses produtos irregulares.

                Dessa forma, o CRQ-XII vem intensificando a fiscalização nas empresas que produzem saneantes e cosméticos, a fim de se verificar: se há produção de álcool 70% e/ou álcool gel, se possui Responsável Técnico e/ou profissionais Químicos em atividade, a procedência das matérias-primas adquiridas, a verificação dos métodos e ensaios de análises de controle de qualidade, bem como as condições das etapas do processo produtivo até a obtenção do produto acabado.

                Com o foco voltado à segurança da população, de forma a garantir que os produtos tenham a eficácia ao que se propõe, o CRQ-XII está engajado em coibir a produção clandestina e irregular de álcool 70% e/ou álcool gel utilizados no combate ao COVID-19. Para isso, conta com o apoio de todos para denunciar irregularidades verificadas em rótulos, por exemplo, ausência de informações como: indicação de Responsável Técnico Químico, autorização de funcionamento e registro do produto na ANVISA, entre outras.

Você pode denunciar aqui: http://crq12.gov.br/denuncia/

Para consultar a regularidade da empresa e do profissional da química, acessem: http://crq12.gov.br/consulta-publica/