Conselho Regional de Química - 12ª Região

No dia 12 de novembro, o Conselho Regional de Química XII Região, em parceria com a Polícia Federal (PF) e a Universidade de Brasília (UnB), realizou o Workshop “Portaria nº 240/2019 do Ministério da Justiça e da Segurança Pública e Sistema Siproquim 2”.

O evento foi direcionado aos profissionais e as empresas da área da Química e teve como objetivo esclarecer as mudanças trazidas pela portaria nº 240/2019 e eliminar as dúvidas sobre o novo sistema de controle e fiscalização de produtos químicos sujeitos a controle pela Polícia Federal.

Presidente do CRQ-XII – Dr. Luciano Figueiredo de Souza realizando a abertura do Workshop.

Diretor do Instituto de Química da UnB – Prof. Dr. Marcos Juliano Prauchner na abertura do Workshop.

Delegado e Coordenador-Geral de Controle de Serviços e Produtos da Polícia Federal – Licínio Nunes de Moraes Netto, na abertura do Workshop.

A primeira palestra expôs as alterações impostas através da portaria nº 240/2019 e, entre as modificações apresentadas, estavam a atualização nas listas de produtos químicos controlados, a mudança das datas de envio de mapas de controle à PF e as novas diretrizes para os rótulos de embalagens dos produtos químicos controlados.

Delegado da Polícia Federal – Tarcísio Medeiros Nogueira Fernandes.

Auditório do Instituto de Química da UnB.

Agente Administrativa da Polícia Federal – Juliana do Patrocínio.

Em seguida, foram apresentadas as ferramentas e as orientações mais pertinentes para o uso do Sistema SIPROQUIM 2, sistema esse necessário para que os profissionais enviem o controle mensal de produtos químicos à Polícia Federal.

A Engenheira Ambiental Aymara Gracielly diz ser de extrema importância eventos como esse e ressaltou a dificuldade enfrentada diariamente no manuseio do novo sistema “acredito que todos precisam de apoio técnico eletrônico e um SAC (telefone) para que as dúvidas possam ser sanadas no dia a dia, conforme o trabalho for sendo avançado por cada operador do sistema”.

Para encerrar, os palestrantes responderam às perguntas dos participantes, a fim de eliminar as dúvidas referentes a utilização do novo sistema e ao preenchimento dos mapas de controle.