Conselho Regional de Química - 12ª Região

O Conselho Regional de Química da XII Região (CRQ-XII) realizou no dia 18 de junho, com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ) e a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Circuito de Palestras 2019. O evento foi promovido em comemoração ao Dia Nacional do Profissional Químico e contou com a presença de palestrantes especialistas em diferentes áreas de atuação.

Entre os objetivos da realização do evento, estava a interação com os profissionais, os estudantes e as instituições de ensino. Para isso, toda a organização foi pautada em promover esse diálogo desde a escolha dos temas, que foram selecionados por meio de uma enquete no site do CRQ-XII, até o espaço onde seria realizado o Circuito de Palestras, que ocorreu no auditório do Instituto de Química da UFG.

Assim, a partir do resultado da enquete, foram definidos os temas que seriam abordados em cada palestra e a busca por profissionais capacitados para ministrar os conteúdos escolhidos.

Foto 1: Palestra 1 – Sistema  Integrado de Gestão de Qualidade e Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Cosméticos, ministrada por Gleyce Guimarães (Conselheira do CRQ-XII).

Foto 2: Palestra 2 – Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratórios – Norma ISOIEC 17025, ministrada por Karen Lúcia (Técnica em Metrologia e Qualidade do INMETRO/GO).

Foto 3: Palestra 3 – Química Forense: o uso de conhecimentos químicos na identificação de substâncias e solução de crimes, ministrada por Luciano Figueiredo (Presidente do CRQ-XII).

Foto 4: Palestra 4 – Atuação do Profissional da Química no Saneamento Ambiental: tratamento de água e efluentes, ministrada por Fernando Yuri (Conselheiro do CRQ-XII).

A diversidade dos temas do evento ressaltou o quão ampla é área de atuação de um profissional da química e o quanto o trabalho desenvolvido pelo químico é indispensável na sociedade. Dentre os inúmeros ramos de atuação: alimentos, bebidas, biocombustíveis, cosméticos, ensino, meio ambiente, química forense, saneantes, tratamento de água e efluentes, entre outros, o profissional da química pode desempenhar funções desde o nível operacional, atuando na realização de análises químicas e físico-químicas ou no setor de produção, até o nível estratégico da alta administração, realizando ações de gerenciamento, planejamento, elaboração de projetos e em pesquisas.

Foto 5: Auditório do Instituto de Química (IQ- 1) UFG – Campus Samambaia.

Foto 6: Sorteio de livros entre as palestras.

Acessem o link para conferir a matéria do Conselho Federal de Química sobre o evento.