Conselho Regional de Química - 12ª Região

A Associação Brasileira de Química (ABQ) tem a honra de apresentar o

10º ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA QUÍMICA (ENTEQUI),
de 04 a 06 de setembro na PUC Goiás – Área II, Auditório 03, Av. Universitária, 1.440, Setor Universitário – Goiânia, Goiás. Veja no Mapa, cliquei aqui.

 

A programação reservada pela Comissão Organizadora traz ícones da Academia e da Indústria para contribuir e discutir o tema

“TECNOLOGIAS LIMPAS E RECURSOS NATURAIS”. 

Você ainda pode publicar seu trabalho científico, a submissão de
 Resumos Expandidos será até o dia 03 de agosto.
Acesse: abq.org.br/entequi

 

 

Separamos parte da programação para você apreciar:

Palestra de Abertura: TECNOLOGIA QUÍMICA E RECURSOS NATURAIS

Palestrante: Esp. Jefferson Araújo (Laticínios Piracanjuba)

Muito experiente em processos ambientais complexos, tais como: Tratamento de Efluentes (Anaeróbio/Aeróbio), Biogás, Economia Verde, Resíduos Sólidos (incluindo LogRev), dentre outros. Experiência nas áreas de Produção, Qualidade, P&D (ambiental e produto) e Processos (Gerenciamento de rotina de áreas diversas). Atualmente é Gerente de Meio Ambiente dos Laticínios Piracanjuba. Foi Gerente de Meio Ambiente Corporativo dos Laticínios Bela Vista. Foi Gerente de Desenvolvimento e Processos da Champion Saúde Animal. Foi Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Química Amparo Ypê.

Curso: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS

Prof. Dr. Paulo Sérgio Pereira (IF Goiano – Campus Rio Verde)

Graduação em Química Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto, graduação em Engenharia Química pela Universidade de Ribeirão Preto, mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, principalmente nos seguintes temas: plantas do cerrado, microorganismos, biotecnologia vegetal e ensaios enzimáticos.

Palestra: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (P&D)

Prof. Dr. Wagner da Silva Lima (Votorantim)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás, especialização em Regulação do Setor Elétrico e Gás pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é consultor da Companhia Energética de Goiás, Consultor Técnico da Construtora Mad Ltda. e Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercado de Energia Elétrica, Análise de Risco, Geração de energia elétrica, Engenharia Financeira, Mercado de Futuros e Derivativos.

Palestra: PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Eng. Químico Antônio P. de Mendonça Junior (HDN Bombas)

Experiência em Refinaria de Óleos Vegetais e Neutralização para Biodiesel; Produção de Biodiesel (Tecnologias: Desmet Ballestra, GEA Wesfalia, Somar e Tecbio); Startup e comissionamento de três usinas de produção de Biodiesel; Startup e comissionamento de Glicerina Farmacêutica; Experiência em Extração Líquido-Líquido refino e neutralização de óleos e gorduras; Pesquisa e Desenvolvimento na área de combustíveis; Dimensionamento de equipamentos de processo.

Palestra: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS VISANDO A SUSTENTABILIDADE

Profa. Dra. Sarah Silva Brum (UnB)

Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestra e Doutora em Agroquímica pela UFLA. Professora adjunta no IQ/UnB. Tem experiência em catálise para o desenvolvimento de Tecnologias de Conversões de Biomassa em Biocombustíveis e Materiais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Biomassa, Materiais Adsorventes, Aproveitamento de resíduos agroindustriais, Síntese de catalisadores sólidos ácidos para produção de biocombustíveis.

Palestra:TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE BIOMASSA.

Profa. Dra. Sarah Silva Brum (UnB)

Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestra e Doutora em Agroquímica pela UFLA. Professora adjunta no IQ/UnB. Tem experiência em catálise para o desenvolvimento de Tecnologias de Conversões de Biomassa em Biocombustíveis e Materiais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Biomassa, Materiais Adsorventes, Aproveitamento de resíduos agroindustriais, Síntese de catalisadores sólidos ácidos para produção de biocombustíveis.

Palestra:RECURSOS NATURAIS NO CONTEXTO DA BIOECONOMIA

Prof. Dr. Estevão Freire (EQ-UFRJ / ABQ)

Doutor pelo Programa de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRS, mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano/UFRJ e graduado em Engenharia Química pela UFRJ. É Professor Adjunto II na UFRJ, onde atua no Departamento de Processos Orgânicos, no Programa de Pós graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e no Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental. É Diretor de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Química desde 2013. Seus principais interesses em pesquisa são processamento e caracterização de materiais poliméricos, propriedade industrial, gestão e inovação tecnológica na indústria química e estudo de cadeias produtivas com foco em processos verdes.

Palestra:DESENVOLVIMENTO INSTRUMENTAL PARA APLICAÇÕES ANALÍTICAS E BIOANALÍTICAS EM MICROSSISTEMAS

Prof. Dr. Wendell Karlos Tomazelli Coltro – UFG.

Bacharel em Química pela UEM, Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências (Área de concentração: Química Analítica) pela USP. Realizou estágio de doutorado no exterior (sandwich) na “The University of Kansas” Estágio de pós-doutorado na USP. Atualmente é Professor Adjunto IV no Instituto de Química da UFG. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Instrumentação Analítica, Microfabricação, Microfluídica, Eletroforese, Detecção Eletroquímica e Química Forense. Atua no desenvolvimento de microssistemas eletroforéticos, dispositivos microfluídicos em materiais com custo “quase zero”, dispositivos analíticos via impressão 3D, microrreatores enzimáticos e sensores eletroquímicos descartáveis.

Palestra:REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS E BIOCOMBUSTÍVEIS

Prof. Dr. Daniel Pasquini – UFU.

Licenciatura em Química pela UFU, mestrado em Ciências (Físico-Química) e doutorado em Ciências (Físico-Química) pela USP (2004). Realizou estágio de doutorado e Pós-doutorado na École Française de Papeterie et des Industries Graphiques de Grenoble, França. Exerceu cargo de coordenador do grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tintas no laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa A.W. Faber-Castell S.A. de 2004 a 2008. Atuou como Investigador Auxiliar da Universidade de Aveiro, no CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos entre 2008 e 2009.

Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Química da UFU onde também é coordenador do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis. Desenvolve atualmente projetos relacionados com a valorização de macromoléculas vegetais, modificação química destas macromoléculas, desenvolvimento de novos materiais derivados de resíduos de fontes renováveis para aplicações como materiais poliméricos para aplicações diversas, tais como compósitos, nanocompósitos, nanofibras, nanopartículas esféricas e membranas.

Mesa Redonda:GESTÃO DE QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Engº Felipe Rosseto – AmBev-Uberlândia.

Atualmente é Supervisor de Qualidade na AmBev. Foi Supervisor de Processo de Cerveja e Qualidade da empresa. Possui Formação pela Universidade Ambev, Fundacao Getulio Vargas e pela Universidade Federal de Uberlândia.

Prof. Dr. Marcos Roberto Teixeira Halasz – FAACS / CRQ-XXI.

Possui graduação em Engenharia Química pela UFF, mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ. Atualmente é professor titular das Faculdades Integradas de Aracruz e Vice Presidente do Conselho Regional de Química 21ª região ES. É Perito Autônomo da Receita Federal em Vitória e membro da Câmara de Assessoramento em Engenharia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: efluentes gasosos, efluentes líquidos, processos de separação sólido-líquido, líquido-líquido e sólido-gás.

 

Engº Quím. Robério Fernandes Alves de Oliveira – ABQ.

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Análise Instrumental pelo CEFET Minas Gerais, Especialista em Gestão de Resíduos Urbanos, Especiais e Industriais; Contaminação de Solos e Águas Subterrâneas; Contaminação de Águas e Processos de Depuração. Atividades Profissionais: Presidente da ABQ; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ; Professor convidado em cursos de MBA na área de Planejamento e Gestão Ambiental e de Gestão da Qualidade. Foi Vice-Presidente da ABQ Regional RJ e Coordenador de Cursos da ABQ.

Painel de Empresas:COMO EXPLORAR OS RECURSOS NATURAIS DE FORMA SUSTENTÁVEL?

Esp. Celso Flávio da Silva (Vitalife Cosméticos)

Técnico em Química Industrial, Químico Fármaco Industrial, Pós Graduado em Processos Químicos, Pós Graduado em Gestão e Engenharia em Cosmetologia, pela Associação Brasileira de Cosmetologia e Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, Pós Graduado em MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Empresário com experiência profissional de dezoito anos no varejo farmacêutico, seis anos no seguimento industrial de processamento em polímeros e dez anos na fabricação, desenvolvimento e comercialização de produtos cosméticos. Atualmente é Presidente e Coordenador Executivo do Arranjo Produtivo Local de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – GO, Vice Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado de Goiás, Conselheiro na Câmara de Comercio Exterior Brasil/Paraguai.

 

Prof. Dr. Estevão Freire (EQ-UFRJ / ABQ)

Doutor pelo Programa de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRS, mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano/UFRJ e graduado em Engenharia Química pela UFRJ. É Professor Adjunto II na UFRJ, onde atua no Departamento de Processos Orgânicos, no Programa de Pós graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e no Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental. É Diretor de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Química desde 2013. Seus principais interesses em pesquisa são processamento e caracterização de materiais poliméricos, propriedade industrial, gestão e inovação tecnológica na indústria química e estudo de cadeias produtivas com foco em processos verdes.

 

Prof. Dr. Wilson Mozena Leandro (EAgro-UFG)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UNESP, mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESAL e doutorado em Produção Vegetal pela UFG.  Atualmente é Prof Associado III da UFG. Tem coordenado projetos financiados por empresas privadas (Bioativo, Unilever, Mosaic, Stefani, Hebert Hebert Johnson, Mineradora Santo Expedito etc) com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, principalmente nos seguintes temas: solos cerrado, análise foliar, glycin.max, DRIS, manejo de solos. Atualmente coordena, junto com IFGOIAS e LANAGRO o projeto de cooperação bilateral com a Alemanha, financiado pela CAPES/DAAD/GIZ com a Faculdade de Ciências Agrárias e Ambientais da Universität Rostock, Alemanha (Edital I-NOPA 2013). Atualmente coordena o nucleo de pesquisa e extensão do territorio do Rio Vermelho em Goiás e da Rede Centro Oeste de Agroecológica.